Trabalhe 4 Horas por Semana - Timothy Ferriss - 30.01.2017 - Segunda
*Trabalhe 4 Horas por Semana - Timothy Ferriss - 30/01 - Segunda*
*ZERAR O SISTEMA*
Não tenha pressa – pense sobre isso por alguns minutos. Se ainda se sentir bloqueado, escreva, no lugar para as cinco coisas que faria:
um lugar para visitar
uma coisa para fazer antes de morrer (algo que marque a sua vida)
uma coisa para fazer diariamente
uma coisa para fazer semanalmente
uma coisa que você sempre quis aprender
*3. O que "ser" acarreta fazer?*
Converta cada "ser" em um "fazer" para que se torne realizável. Identifique uma ação que possa caracterizar esse estado que você pretende atingir ou uma tarefa que possa significar que você conseguiu. As pessoas acham mais fácil pensar no que querem "ser" em primeiro lugar, mas essa coluna é apenas uma etapa intermediária para uma lista de ações. Aqui estão alguns exemplos:
Ótimo cozinheiro → preparar uma ceia de Natal sem ajuda
Fluente em chinês → ter uma conversa de cinco minutos com um colega chinês
do trabalho
*4. Quais são seus quatro sonhos que mudariam toda sua vida?*
Usando o cronograma de 6 meses, realce os quatro sonhos mais empolgantes e/ou mais importantes, entre todas as colunas. Repita o processo com o cronograma de 12 meses, se quiser.
*5. Determine o custo desses sonhos e calcule a sua Renda Mensal Necessária (RMN) para ambos os cronogramas.*
Se for financiável, qual é o custo mensal de cada um dos seus quatro sonhos (aluguei, hipoteca, planos de pagamento, etc.)? Comece a pensar em renda e despesa em termos de fluxo financeiro mensal – o dinheiro que entra e o dinheiro que sai – em vez de pensar nos totais. As coisas frequentemente custam muito, muito menos do que esperamos.
Por exemplo, uma Lamborghini Gallardo Spyder, novinha, no salão da concessionária, custa 260 mil dólares, mas pode ser comprada por 2897,80 dólare mensais. Encontrei meu carro favorito, um Aston Martin DB9 seminovo, pelo eBay, por 136 mil dólares, pouco mais de 2 mil dólares por mês. Que tal uma viagem ao redor do mundo (Los Angeles – Tóquio – Cingapura – Bangkok – Nova Délhi ou Bombaim – Londres – Frankfurt – Los Angeles) por 1399 dólares?
Para alguns desses preços, o "Truques e ferramentas" ao final do capítulo 14 vai ajudar.
Finalmente, calcule sua *Renda Mensal Necessária (RMN)* para realizar esses sonhos. E assim que se faz: primeiro, o total das colunas A, B e C, contando apenas os quatro sonhos escolhidos. Algumas dessas colunas podem ter um total de zero, sem problemas. Em seguida, multiplique seus gastos mensais totais por 1,3 (o 1,3 representa suas despesas mais uma margem de 30% de segurança e para economizar).
Esse montante é sua RMN e o objetivo que você deve ter em mente ao longo deste livro. Eu ainda gosto de dividir a RMN por 30 para ter a minha *RDN – Renda Diária Necessária.* Acho mais fácil trabalhar com objetivos diários. As calculadoras on-line no website da nossa empresa fazem todo o trabalho para você e fazem desse passo uma moleza.
É provável que os valores sejam menores do que você esperava, e eles frequentemente se reduzem ao longo do tempo, quando você vai trocando "ter" por "fazer" uma vez na vida. A mobilidade estimula essa tendência. Mesmo se o total for intimidador, não se apavore com migalhas. Eu já ajudei estudantes a conseguirem mais de 10 mil dólares mensais de renda extra em três meses.
*6. Determine três passos para cada um dos quatro sonhos apenas no cronograma de seis meses e dê o primeiro passo agora.*
Não acredito muito em planejamento de longo prazo e em objetivos muito distantes. Na verdade, normalmente estabeleço cronogramas de 3 e de 6 meses. As variáveis mudam muito e um futuro muito distante acaba se tornando uma desculpa para adiar a ação. O objetivo deste exercício não é, portanto, detalhar cada passo do começo até o final, mas definir o objetivo final, o instrumento para alcançá-lo (RMN, RDN), e criar um ímpeto para os primeiros passos, a etapa crítica.
A partir desse ponto, tudo é uma questão de arrumar tempo livre e gerar RMN, assunto do próximo capítulo.
Em primeiro lugar, vamos nos concentrar na etapa crítica dos primeiros passos. Defina três passos para cada um dos sonhos, passos que o deixarão mais próximo da sua realização. Estabeleça ações simples, bem definidas para agora, para amanhã (cumpra-as antes das 11h da manhã) e para depois de amanhã (novamente, cumpra-as antes das 11h da manhã).
Uma vez que você tenha três passos para cada um dos quatro objetivos, complete as três ações listadas na coluna "agora". Faça-as agora. Cada uma deve ser simples o bastante para ser feita em cinco minutos ou menos. Se não, apague-as. Se você estiver em plena madrugada e não pode ligar para ninguém, faça alguma outra coisa, como mandar um e-mail, e deixe para ligar logo de manhã.
Se a próxima etapa for algum tipo de pesquisa, entre em contato com alguém que saiba a resposta em vez de gastar muito tempo procurando em livros ou na Internet, o que pode se transformar em paralisia por análise. O melhor primeiro passo, o que eu recomendo, é encontrar alguém que já tenha conseguido fazer o que você quer e pedir um conselho sobre como fazer o mesmo.
Não é difícil. Outras opções incluem marcar uma reunião com um treinador, um mentor ou um agente de vendas, ou ligar para eles, para gerar um ímpeto inicial.
Você consegue marcar uma aula particular ou um compromisso que se sentirá mal em desmarcar?
*Use a culpa a seu favor.*
Amanhã vira nunca. Não importa o quão pequena seja a tarefa, dê o primeiro passo agora!
*Desafiando o conforto*
*_As ações mais importantes nunca são confortáveis._*
Felizmente, é possível se acostumar ao desconforto e assim vencê-lo. Eu me treinei para propor soluções em vez de pedi-las, para extrair as respostas desejada em vez de reagir, e para ser assertivo sem destruir as pontes atrás de mim. Para ter um estilo de vida incomum, você precisa desenvolver o habito incomum de tomar
decisões, por você e pelos outros.
Deste capítulo em diante, levarei você a fazer exercícios progressivamente mais desconfortáveis, simples e curtos. Alguns dos exercícios parecerão decepcionantemente fáceis e até mesmo irrelevantes (como o próximo, por exemplo), até que você os tente fazer. Encare-o como um jogo e espere inspiração e transpiração – esse é o ponto. A duração da maior parte destes exercícios é de dois dias. Marque o exercício do dia em sua agenda para não esquecer, e não tente mais de um Desafio de Conforto de cada vez.
*Lembre-se:* há uma relação direta entre aumentar sua esfera de conforto e conseguir aquilo que você quer.
*Vamos lá.*
*_Aprenda a encarar os olhos dos outros (2 dias)_*
Meu amigo Michael Ellsberg criou um evento para solteiros chamado Encaração. E similar a encontros para flerte, mas diferente em um aspecto fundamental – não e permitida nenhuma palavra. Envolve olhar nos olhos de cada um dos parceiros por três minutos de cada vez. Se você for a um desses eventos, ficará claro o quão desconfortável fica a maior parte das pessoas com isto. Pelos próximos dois dias, pratique olhar nos olhos das pessoas – seja de pessoas que passam por você na rua ou pessoas com quem você conversa – até que elas quebrem o contato visual.
*Dicas:*
1. Focalize um dos olhos do interlocutor e não deixe de piscar, para não parecer um psicopata ou tomar um chute na bunda.
2. Durante a conversa, mantenha o contato olho-no-olho enquanto você fala. Enquanto você está ouvindo é fácil.
3. Pratique com pessoas maiores ou mais confiantes do que você. Se um transeunte perguntar por que raios você está olhando para ele, apenas sorria e responda: "Desculpe-me, mas pensei que você fosse um velho amigo meu".
*PASSO 2* - *_E de Eliminação_*
*_“Ninguém acumula, apenas elimina._*
*_Não se trata de aumento diário, mas de perda diária._*
*_O caminho do cultivo sempre vai em direção à simplicidade”_*
BRUCE LEE
*O fim do gerenciamento de tempo*
*_ Ilusões e italianos_*
*_"Perfeição não é quando não há nada mais a acrescentar,_*
*_mas sim quando não há nada mais a tirar."_*
ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY, pioneiro do correio aéreo internacional
e autor de O pequeno príncipe
"É inútil fazer com mais quando se pode fazer com menos."
GUILHERME DE OCKHAM (1300-1350), criador da "Navalha de Ockham"
A penas algumas palavras sobre gerenciamento de tempo. Esqueça tudo o que
você sabe sobre isso.
Especificamente, você não deveria tentar fazer mais a cada dia, tentar preencher cada segundo com algum tipo de trabalho compulsivo. Levei muito tempo para perceber isso. Eu gostava bastante do método de resultados por quantidade.
Estar ocupado é frequentemente usado como pretexto para evitar as poucas ações criticamente importantes, porém bastante desconfortáveis. As opções para se inventar "ocupações" são quase infinitas: ligar para algumas centenas de possíveis (porém improváveis) clientes, reorganizar seus contatos do Outlook, passear pelo escritório requisitando documentos de que você não precisa ou ficar brincando com seu BlackBerry por algumas horas, quando deveria estar fazendo o que é prioridade.
Na verdade, se você quiser progredir no mundo corporativo americano, considerando-se que nunca se checa realmente o que você está fazendo (sejamos francos), apenas fique andando pelo escritório com um celular no ouvido e carregando papéis. Vejam, eis o funcionário ocupado! Dêem a ele um aumento.
Infelizmente para os NR, esse comportamento não vai tirá-lo do escritório nem pô-lo num avião para o Brasil. Menino mau. Bata em você mesmo com um jornal dobrado e pare de agir assim.
Fora isso, há uma opção muito melhor, que fará mais do que simplesmente melhorar seus resultados: ela vai multiplicá-los. Acredite ou não, não é apenas possível conseguir mais fazendo menos, é imperativo.
*Entre no mundo da eliminação.*
*Como você usará a produtividade*
Agora que definiu o que quer fazer com o seu tempo, você tem que arrumar tempo livre. O truque, é claro, é fazer isso, mas manter ou aumentar sua renda.
*_A intenção deste capítulo, e o que você vai conseguir se seguir as instruções, é aumentar a sua produtividade pessoal em algo entre 100% e 500%._*
Os princípios são os mesmos para empregados e empresários, mas os objetivos desse aumento de produtividade são completamente a distância.
*Primeiro, o empregado.* Alguém que trabalha como funcionário aumenta sua produtividade para aumentar seu poder de barganha com dois objetivos simultâneos: conseguir aumentos e um acordo de trabalho remoto.
Lembre-se de que, como vimos no primeiro capítulo deste livro, o processo geral de juntar-se aos Novos Ricos é o D-E-A-L, nessa ordem, mas empregados que queiram permanecer empregados por enquanto precisariam implementar o processo na ordem D-E-L-A. A razão disso tem a ver com o ambiente de trabalho.
Eles precisam se liberar do escritório antes que possam trabalhar dez horas por semana, por exemplo, porque a expectativa nesse tipo de ambiente é que você esteja em movimento constante das nove as cinco. Mesmo que produza o dobro dos resultados que produzia antes, se você estiver trabalhando um quarto das horas que seus colegas trabalham, há uma boa chance de você receber um cartão vermelho.
Mesmo que esteja trabalhando 10 horas por semana e produzindo o dobro do que produzem as pessoas que trabalham quarenta, a exigência coletiva será que você trabalhe 40 horas por semana e produza oito vezes mais do que os outros.
Isso é um círculo vicioso e você quer evitá-lo. Daí a necessidade de Liberação primeiro.
Se você é um empregado, este capítulo aumentará seu valor e tornará mais difícil para a empresa demiti-lo do que aumentar seu salário e permitir que você trabalhe fora do escritório. Esse é seu objetivo. Uma vez que você consiga trabalhar longe do escritório, poderá evitar horas gastas com interferências burocráticas e usar o tempo livre restante para cumprir seus cronogramas para realizar seus sonhos.
Os objetivos de quem tem seu próprio negócio são menos complexos, uma vez que ele é normalmente o beneficiário direto do aumento da lucratividade. O objetivo passa a ser diminuir a quantidade de trabalho ao mesmo tempo que as receitas aumentam. Isso acertará as condições para substituir você pela Automação, que por sua vez permite a Liberação.
Para ambos os caminhos, algumas definições estão na fila.
*Ser eficaz vs. Ser eficiente*
*... continua amanhã...*
*ZERAR O SISTEMA*
Não tenha pressa – pense sobre isso por alguns minutos. Se ainda se sentir bloqueado, escreva, no lugar para as cinco coisas que faria:
um lugar para visitar
uma coisa para fazer antes de morrer (algo que marque a sua vida)
uma coisa para fazer diariamente
uma coisa para fazer semanalmente
uma coisa que você sempre quis aprender
*3. O que "ser" acarreta fazer?*
Converta cada "ser" em um "fazer" para que se torne realizável. Identifique uma ação que possa caracterizar esse estado que você pretende atingir ou uma tarefa que possa significar que você conseguiu. As pessoas acham mais fácil pensar no que querem "ser" em primeiro lugar, mas essa coluna é apenas uma etapa intermediária para uma lista de ações. Aqui estão alguns exemplos:
Ótimo cozinheiro → preparar uma ceia de Natal sem ajuda
Fluente em chinês → ter uma conversa de cinco minutos com um colega chinês
do trabalho
*4. Quais são seus quatro sonhos que mudariam toda sua vida?*
Usando o cronograma de 6 meses, realce os quatro sonhos mais empolgantes e/ou mais importantes, entre todas as colunas. Repita o processo com o cronograma de 12 meses, se quiser.
*5. Determine o custo desses sonhos e calcule a sua Renda Mensal Necessária (RMN) para ambos os cronogramas.*
Se for financiável, qual é o custo mensal de cada um dos seus quatro sonhos (aluguei, hipoteca, planos de pagamento, etc.)? Comece a pensar em renda e despesa em termos de fluxo financeiro mensal – o dinheiro que entra e o dinheiro que sai – em vez de pensar nos totais. As coisas frequentemente custam muito, muito menos do que esperamos.
Por exemplo, uma Lamborghini Gallardo Spyder, novinha, no salão da concessionária, custa 260 mil dólares, mas pode ser comprada por 2897,80 dólare mensais. Encontrei meu carro favorito, um Aston Martin DB9 seminovo, pelo eBay, por 136 mil dólares, pouco mais de 2 mil dólares por mês. Que tal uma viagem ao redor do mundo (Los Angeles – Tóquio – Cingapura – Bangkok – Nova Délhi ou Bombaim – Londres – Frankfurt – Los Angeles) por 1399 dólares?
Para alguns desses preços, o "Truques e ferramentas" ao final do capítulo 14 vai ajudar.
Finalmente, calcule sua *Renda Mensal Necessária (RMN)* para realizar esses sonhos. E assim que se faz: primeiro, o total das colunas A, B e C, contando apenas os quatro sonhos escolhidos. Algumas dessas colunas podem ter um total de zero, sem problemas. Em seguida, multiplique seus gastos mensais totais por 1,3 (o 1,3 representa suas despesas mais uma margem de 30% de segurança e para economizar).
Esse montante é sua RMN e o objetivo que você deve ter em mente ao longo deste livro. Eu ainda gosto de dividir a RMN por 30 para ter a minha *RDN – Renda Diária Necessária.* Acho mais fácil trabalhar com objetivos diários. As calculadoras on-line no website da nossa empresa fazem todo o trabalho para você e fazem desse passo uma moleza.
É provável que os valores sejam menores do que você esperava, e eles frequentemente se reduzem ao longo do tempo, quando você vai trocando "ter" por "fazer" uma vez na vida. A mobilidade estimula essa tendência. Mesmo se o total for intimidador, não se apavore com migalhas. Eu já ajudei estudantes a conseguirem mais de 10 mil dólares mensais de renda extra em três meses.
*6. Determine três passos para cada um dos quatro sonhos apenas no cronograma de seis meses e dê o primeiro passo agora.*
Não acredito muito em planejamento de longo prazo e em objetivos muito distantes. Na verdade, normalmente estabeleço cronogramas de 3 e de 6 meses. As variáveis mudam muito e um futuro muito distante acaba se tornando uma desculpa para adiar a ação. O objetivo deste exercício não é, portanto, detalhar cada passo do começo até o final, mas definir o objetivo final, o instrumento para alcançá-lo (RMN, RDN), e criar um ímpeto para os primeiros passos, a etapa crítica.
A partir desse ponto, tudo é uma questão de arrumar tempo livre e gerar RMN, assunto do próximo capítulo.
Em primeiro lugar, vamos nos concentrar na etapa crítica dos primeiros passos. Defina três passos para cada um dos sonhos, passos que o deixarão mais próximo da sua realização. Estabeleça ações simples, bem definidas para agora, para amanhã (cumpra-as antes das 11h da manhã) e para depois de amanhã (novamente, cumpra-as antes das 11h da manhã).
Uma vez que você tenha três passos para cada um dos quatro objetivos, complete as três ações listadas na coluna "agora". Faça-as agora. Cada uma deve ser simples o bastante para ser feita em cinco minutos ou menos. Se não, apague-as. Se você estiver em plena madrugada e não pode ligar para ninguém, faça alguma outra coisa, como mandar um e-mail, e deixe para ligar logo de manhã.
Se a próxima etapa for algum tipo de pesquisa, entre em contato com alguém que saiba a resposta em vez de gastar muito tempo procurando em livros ou na Internet, o que pode se transformar em paralisia por análise. O melhor primeiro passo, o que eu recomendo, é encontrar alguém que já tenha conseguido fazer o que você quer e pedir um conselho sobre como fazer o mesmo.
Não é difícil. Outras opções incluem marcar uma reunião com um treinador, um mentor ou um agente de vendas, ou ligar para eles, para gerar um ímpeto inicial.
Você consegue marcar uma aula particular ou um compromisso que se sentirá mal em desmarcar?
*Use a culpa a seu favor.*
Amanhã vira nunca. Não importa o quão pequena seja a tarefa, dê o primeiro passo agora!
*Desafiando o conforto*
*_As ações mais importantes nunca são confortáveis._*
Felizmente, é possível se acostumar ao desconforto e assim vencê-lo. Eu me treinei para propor soluções em vez de pedi-las, para extrair as respostas desejada em vez de reagir, e para ser assertivo sem destruir as pontes atrás de mim. Para ter um estilo de vida incomum, você precisa desenvolver o habito incomum de tomar
decisões, por você e pelos outros.
Deste capítulo em diante, levarei você a fazer exercícios progressivamente mais desconfortáveis, simples e curtos. Alguns dos exercícios parecerão decepcionantemente fáceis e até mesmo irrelevantes (como o próximo, por exemplo), até que você os tente fazer. Encare-o como um jogo e espere inspiração e transpiração – esse é o ponto. A duração da maior parte destes exercícios é de dois dias. Marque o exercício do dia em sua agenda para não esquecer, e não tente mais de um Desafio de Conforto de cada vez.
*Lembre-se:* há uma relação direta entre aumentar sua esfera de conforto e conseguir aquilo que você quer.
*Vamos lá.*
*_Aprenda a encarar os olhos dos outros (2 dias)_*
Meu amigo Michael Ellsberg criou um evento para solteiros chamado Encaração. E similar a encontros para flerte, mas diferente em um aspecto fundamental – não e permitida nenhuma palavra. Envolve olhar nos olhos de cada um dos parceiros por três minutos de cada vez. Se você for a um desses eventos, ficará claro o quão desconfortável fica a maior parte das pessoas com isto. Pelos próximos dois dias, pratique olhar nos olhos das pessoas – seja de pessoas que passam por você na rua ou pessoas com quem você conversa – até que elas quebrem o contato visual.
*Dicas:*
1. Focalize um dos olhos do interlocutor e não deixe de piscar, para não parecer um psicopata ou tomar um chute na bunda.
2. Durante a conversa, mantenha o contato olho-no-olho enquanto você fala. Enquanto você está ouvindo é fácil.
3. Pratique com pessoas maiores ou mais confiantes do que você. Se um transeunte perguntar por que raios você está olhando para ele, apenas sorria e responda: "Desculpe-me, mas pensei que você fosse um velho amigo meu".
*PASSO 2* - *_E de Eliminação_*
*_“Ninguém acumula, apenas elimina._*
*_Não se trata de aumento diário, mas de perda diária._*
*_O caminho do cultivo sempre vai em direção à simplicidade”_*
BRUCE LEE
*O fim do gerenciamento de tempo*
*_ Ilusões e italianos_*
*_"Perfeição não é quando não há nada mais a acrescentar,_*
*_mas sim quando não há nada mais a tirar."_*
ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY, pioneiro do correio aéreo internacional
e autor de O pequeno príncipe
"É inútil fazer com mais quando se pode fazer com menos."
GUILHERME DE OCKHAM (1300-1350), criador da "Navalha de Ockham"
A penas algumas palavras sobre gerenciamento de tempo. Esqueça tudo o que
você sabe sobre isso.
Especificamente, você não deveria tentar fazer mais a cada dia, tentar preencher cada segundo com algum tipo de trabalho compulsivo. Levei muito tempo para perceber isso. Eu gostava bastante do método de resultados por quantidade.
Estar ocupado é frequentemente usado como pretexto para evitar as poucas ações criticamente importantes, porém bastante desconfortáveis. As opções para se inventar "ocupações" são quase infinitas: ligar para algumas centenas de possíveis (porém improváveis) clientes, reorganizar seus contatos do Outlook, passear pelo escritório requisitando documentos de que você não precisa ou ficar brincando com seu BlackBerry por algumas horas, quando deveria estar fazendo o que é prioridade.
Na verdade, se você quiser progredir no mundo corporativo americano, considerando-se que nunca se checa realmente o que você está fazendo (sejamos francos), apenas fique andando pelo escritório com um celular no ouvido e carregando papéis. Vejam, eis o funcionário ocupado! Dêem a ele um aumento.
Infelizmente para os NR, esse comportamento não vai tirá-lo do escritório nem pô-lo num avião para o Brasil. Menino mau. Bata em você mesmo com um jornal dobrado e pare de agir assim.
Fora isso, há uma opção muito melhor, que fará mais do que simplesmente melhorar seus resultados: ela vai multiplicá-los. Acredite ou não, não é apenas possível conseguir mais fazendo menos, é imperativo.
*Entre no mundo da eliminação.*
*Como você usará a produtividade*
Agora que definiu o que quer fazer com o seu tempo, você tem que arrumar tempo livre. O truque, é claro, é fazer isso, mas manter ou aumentar sua renda.
*_A intenção deste capítulo, e o que você vai conseguir se seguir as instruções, é aumentar a sua produtividade pessoal em algo entre 100% e 500%._*
Os princípios são os mesmos para empregados e empresários, mas os objetivos desse aumento de produtividade são completamente a distância.
*Primeiro, o empregado.* Alguém que trabalha como funcionário aumenta sua produtividade para aumentar seu poder de barganha com dois objetivos simultâneos: conseguir aumentos e um acordo de trabalho remoto.
Lembre-se de que, como vimos no primeiro capítulo deste livro, o processo geral de juntar-se aos Novos Ricos é o D-E-A-L, nessa ordem, mas empregados que queiram permanecer empregados por enquanto precisariam implementar o processo na ordem D-E-L-A. A razão disso tem a ver com o ambiente de trabalho.
Eles precisam se liberar do escritório antes que possam trabalhar dez horas por semana, por exemplo, porque a expectativa nesse tipo de ambiente é que você esteja em movimento constante das nove as cinco. Mesmo que produza o dobro dos resultados que produzia antes, se você estiver trabalhando um quarto das horas que seus colegas trabalham, há uma boa chance de você receber um cartão vermelho.
Mesmo que esteja trabalhando 10 horas por semana e produzindo o dobro do que produzem as pessoas que trabalham quarenta, a exigência coletiva será que você trabalhe 40 horas por semana e produza oito vezes mais do que os outros.
Isso é um círculo vicioso e você quer evitá-lo. Daí a necessidade de Liberação primeiro.
Se você é um empregado, este capítulo aumentará seu valor e tornará mais difícil para a empresa demiti-lo do que aumentar seu salário e permitir que você trabalhe fora do escritório. Esse é seu objetivo. Uma vez que você consiga trabalhar longe do escritório, poderá evitar horas gastas com interferências burocráticas e usar o tempo livre restante para cumprir seus cronogramas para realizar seus sonhos.
Os objetivos de quem tem seu próprio negócio são menos complexos, uma vez que ele é normalmente o beneficiário direto do aumento da lucratividade. O objetivo passa a ser diminuir a quantidade de trabalho ao mesmo tempo que as receitas aumentam. Isso acertará as condições para substituir você pela Automação, que por sua vez permite a Liberação.
Para ambos os caminhos, algumas definições estão na fila.
*Ser eficaz vs. Ser eficiente*
*... continua amanhã...*
Comentários
Postar um comentário