Trabalhe 4 Horas por Semana - Timothy Ferriss - 25.01.2017 - Quarta

*Trabalhe 4 Horas por Semana - Timothy Ferriss - 25.01.2017 - Quarta*

*D DE DEFINIÇÃO*

*Advertências e comparações*

*Como torrar 1 milhão de dólares em uma noite *

"Esses indivíduos possuem riquezas com a mesma facilidade com que dizemos que ‘temos uma febre’, quando na verdade a febre nos tem.”
SÊNECA (4 a.C.-65 d.C.)

"Tenho a noção de que aparentemente ricos, mas terrivelmente empobrecidos — mais do que qualquer outra classe —, que acumularam entulho, mas não sabem como usá-lo ou como se livrar dele, e que ainda por cima forjaram seus próprios grilhões dourados ou prateados."
HENRY DAVID THOREAU (1817-1862)

*UMA HORA DA MANHÃ, 9000 M ACIMA DE LAS VEGAS*

Seus amigos, bêbados a ponto de falar enrolando a língua, já estavam dormindo. Éramos apenas nós dois, então, na primeira classe. Ele estendeu-me a mão para se apresentar e um enorme — como se fosse um desenho animado — anel de diamantes se materializou do nada na minha frente, quando seus dedos passaram pela minha luz de leitura.

Mark era um legítimo magnata. Ele tinha sido dono, em diferentes épocas, de praticamente todos os postos de gasolina, lojas de conveniência e cassinos na Carolina do Sul. Confessava com um semi-sorriso que em uma viagem normal para Las Vegas, ele e seus amigos guerreiros chegavam a perder, na média, de 500 mil a 1milhão de dólares — cada um. Legal.

Endireitou-se na poltrona e a conversa migrou para minhas viagens, mas eu estava mais interessado na incrível capacidade dele de ganhar dinheiro. “Então, entre todos os seus negócios, de qual deles você mais gosta?"

A resposta levou menos de um segundo.
"De nenhum deles.”

Ele explicou que tinha passado mais de 30 anos com pessoas de quem não gostava para comprar coisas de que não precisava. A vida tinha se tornado uma sucessão de esposas-troféus — ele já estava na número três, carros caríssimos e outras diversões vazias. Mark era um daqueles mortos vivos.

Isso é exatamente onde não queremos terminar.

Maças e laranjas: uma comparação

Então, o que faz a diferença? O que separa os Novos Ricos, caracterizados pelas opções que fazem, dos *_Adiadores_* *(A)*, aqueles que economizam tudo para o final apenas para descobrir que, no final, a vida já passou?

Tudo começa do começo. Os Novos Ricos podem ser separados da multidão com base em seus objetivos, que refletem prioridades e filosofias de vida bem distintas.

Note como diferenças sutis nos enunciados mudam completamente as ações necessárias para se atingir o que, num primeiro olhar, parecem ser objetivos similares. Isso não é limitado a donos de seus próprios negócios. Até mesmo o primeiro enunciado, como demonstrarei adiante, pode ser aplicado a funcionários.

*A*: Trabalhar para si mesmo.
*NR* Fazer outras pessoas trabalharem para você.

*A*: Trabalhar quando você quer.
*NR*: Evitar trabalhar somente pelo trabalho, e fazer o menor esforço necessário para o maior efeito ("menor carga eficiente").

*A*: Aposentar-se precocemente, ainda jovem.
*NR*: Distribuir períodos de descanso e aventuras (miniaposentadorias) ao longo da vida, em bases regulares, e reconhecer que a inatividade não é o objetivo. Fazer aquilo que o estimula e dá prazer é o verdadeiro objetivo.

*A*: Comprar todas as coisas que você quer ter.
*NR*: Fazer todas as coisas que você quer fazer, e ser tudo aquilo que você quer ser. Se isso incluir algumas ferramentas, que sejam conquistadas, mas que se saiba que são apenas meios para conseguir um objetivo, ou um bônus, nunca o foco.

*A*: Ser o patrão em vez do empregado; estar no comando.
*NR*: Não ser nem o patrão nem o empregado, mas o proprietário. Ser o dono da ferrovia e ter alguém para operar os trens com pontualidade.

*A*: Ganhar uma tonelada de dinheiro.
*NR*: Ganhar uma tonelada de dinheiro com uma razão específica e sonhos definidos a serem perseguidos, incluindo cronogramas e métodos de ação. Para qual finalidade você está trabalhando?

*A*: Ter mais.
*NR* : Ter mais qualidade e menos bagunça. Ter grandes reservas financeiras, mas reconhecer que a maior parte dos desejos materiais é apenas justificativa para gastar tempo com coisas que, na verdade, não importam, inclusive comprar coisas e se preparar para comprar coisas. Você passou duas semanas negociando seu novo carro importado com a concessionária e conseguiu 10 mil dólares de desconto? Que ótimo!

Sua vida tem algum sentido? Você contribui com algo útil para o mundo ou está apenas embaralhando papéis, batucando num teclado e voltando para casa para passar os fins de semana bêbado em frente à televisão?

*A*: Alcançar a estabilidade final, seja abrindo o capital da própria empresa, vendendo-a, aposentando-se, ou conseguindo alguma outra galinha de ovos de ouro.
*NR:*Pensar grande, mas garantir uma renda constante: primeiro o fluxo financeiro, depois grandes fortunas.

*A*: Ter liberdade para não fazer aquilo de que você não gosta.
*NR*: Ter liberdade para não fazer aquilo de que você não gosta, mas também a liberdade e a determinação de perseguir os seus sonhos sem voltar ao "trabalho pelo trabalho".

Depois de anos de trabalho repetitivo, você provavelmente sentirá a necessidade de cavar fundo para encontrar suas verdadeiras paixões, para redefinir seus sonhos e para reviver hobbies que você deixou atrofiar até a beira da extinção. O objetivo não é apenas eliminar o que é ruim, porque isso não provoca nada além de um vácuo, mas perseguir e experimentar o que há de melhor no mundo.

*Pulando fora do trem errado*

“O primeiro princípio é que você não deve enganar a si mesmo, mas você é a pessoa mais fácil de se enganar."
RICHARD F. FEYNMAN, físico ganhador do Prêmio Nobel

Já foi o bastante. Nada mais de ser uma maria-vai-com-as-outras. A busca cega por dinheiro é a jornada dos tolos.

Já fretei aviões para voar sobre os Andes, experimentei alguns dos melhores vinhos do mundo em estações de esqui de cinco estrelas, vivi como um rei, descansando na enorme piscina de uma villa particular. Aqui está o pequeno segredo que eu raramente conto: Tudo isso custou menos do que um aluguel nos Estados Unidos. Se você libertar-se das amarras de tempo e de geografia, seu dinheiro automaticamente passa a valer de 3 a 10 vezes mais.

Isso não tem nada a ver com taxas de câmbio. Ser financeiramente rico e ter a habilidade de viver como um milionário são duas coisas fundamentalmente diferentes.

O dinheiro se multiplica em valores práticos dependendo do número de Q’s que você controla na sua vida: o *que* você faz, *quando* você faz, em *que* lugar você faz e com *quem* você faz. Chamo isto de "multiplicador de liberdades".

Utilizando isto como nossos critérios, o investidor que trabalha 80 horas por semana e ganha meio milhão de dólares por ano é “menos poderoso" do que o *NR* que trabalha um quarto desse tempo e ganha quarenta mil dólares por ano, mas possui uma liberdade completa de escolher quando, onde e como viver. O meio milhão pode valer menos do que os 40 mil, e vice-versa, quando descartamos os números e passamos a enxergar o padrão de vida derivado do dinheiro.

Opções – a habilidade de escolher – é o verdadeiro poder. *_Este livro é todo sobre como enxergar e criar as opções com o menor esforço e o menor custo possível._* E, paradoxalmente, acontece de você ganhar ainda mais dinheiro – muito mais dinheiro – fazendo metade do que faz hoje.

*Então, quem são OS NR?*

➢ O funcionário que reorganiza sua agenda e negocia um acordo de trabalho a distância para conseguir 90% do resultado esperado em um décimo do tempo, o que lhe libera tempo bastante para atravessar o país esquiando ou para fazer trilhas com sua família, duas semanas por mês.

➢ O proprietário de um negócio que elimina os clientes e os projetos menos lucrativos, terceiriza inteiramente todas as operações e viaja o mundo colecionando documentos raros, montando via Internet um website do portfólio do seu trabalho como ilustrador.

➢ O estudante que decide arriscar tudo – que é nada – para montar um serviço de aluguel de vídeos on-line que produz uma renda de 5 mil dólares mensais, por causa de um pequeno nicho de aficionados por HDTV e de um projeto que consome duas horas semanais de trabalho e permite que ele dedique o resto do tempo para ser ativista dos direitos dos animais.

As opções são infinitas, mas todos os diferentes caminhos começam com o mesmo passo: *substituir dogmas.* Para juntar-se ao movimento, você precisará aprender um novo léxico e redefinir sua direção utilizando a bússola de um mundo incomum. Da inversão de responsabilidades ao descarte total do conceito de "sucesso", precisamos mudar as regras.

*Novos jogadores para um novo jogo:* global e irrestrito
TURIM, ITÁLIA

“A civilização tem regras demais pro meu gosto, então eu fiz o possível para reescreve-las.”
BILL COSBY

Logo que ele girou 360 graus no ar, o barulho ensurdecedor transformou-se em silencio. Dale Begg-Smith executou o backflip com perfeição – os esquis cruzados sobre sua cabeça – e aterrissou no livro dos Recordes quando deslizou até a linha de chegada.

Era 16 de fevereiro de 2006 e ele era agora um medalhista de ouro de esqui nos Jogos Olímpicos de inverno de Turim. Ao contrário de outros atletas em tempo integral, ele não terá que voltar para um trabalho sem fim depois do seu momento de glória, tampouco terá que se lembrar desse dia como o clímax de sua única paixão.

Além do que, ele tinha apenas 21 anos e dirigia uma Lamborghini preta. Nascido no Canadá, de pais relativamente velhos, Dale encontrou sua vocação, uma empresa de Tl baseada na Internet, aos 13 anos. Por sorte, teve um parceiro e mentor com mais experiência, para ajudá-lo e guiá-lo: seu irmão de 15 anos, Jason.

Criada para financiar seu sonho de figurar no topo do pódio olímpico, a companhia se tornaria, apenas dois anos depois, a terceira maior do mundo em sua área de atuação.

Enquanto os companheiros de time de Dale ralavam fazendo treinamentos extra, ele estava frequentemente comprando saquê em Tóquio para seus clientes. Em um mundo de "trabalhe duro, não melhor", seus treinadores começaram a achar que ele passava muito tempo em sua empresa e tempo insuficiente no treinamento, a despeito dos resultados.

Em vez de escolher entre sua empresa ou seu sonho, Dale decidiu caminhar com ambos lado a lado, passou do "um ou outro" para "um e outro". Ele não gastava muito tempo com a empresa; seu irmão e ele gastavam muito tempo acompanhando seu time favorito de hóquei no gelo.

Em 2002, eles mudaram-se para a capital mundial do esqui, na Austrália, onde o time era menor, mais flexível e treinado por uma lenda viva. Três breves anos depois, ele recebeu a cidadania australiana, emparelhou-se com seus antigos companheiros de time e tornou-se o terceiro "Aussie" na história a ganhar o ouro olímpico de inverno.

Na terra dos cangurus e das grandes ondas para o surfe, Dale tornou-se postal. Literalmente. Logo depois da edição comemorativa de Elvis Presley, você poderá comprar selos com o rosto de Dale impresso neles.

A fama tem seus bônus, assim como observar de fora as chances que são oferecidas a você também tem. Sempre há opções laterais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhe 4 Horas por Semana - Timothy Ferriss - 01.02.2017 - Quarta

Trabalhe 4 Horas por Semana - Timothy Ferriss - 29.01.2017 - Domingo

Trabalhe 4 Horas por Semana - Timothy Ferriss - 04.02.2017 - Sábado