*O Poder da Ação*- 09.03.2017 – Quinta



*O Poder da Ação*- 09.03.2017 – Quinta

*TEM PODER QUEM AGE E MAIS PODER AINDA QUEM AGE CERTO E MASSIVAMENTE*

Eu já o convidei a agir. Não importa se de maneira completamente acertada, mas *_agir é o primeiro passo para a conquista de seus sonhos e objetivos._* E agora, sem as historinhas que o impediam de agir e agir acertadamente, ficou mais fácil pôr para fora todo o poder da ação que existe dentro de você.

Muitas pessoas acreditam que o que as separa de seus objetivos é o tamanho deles e onde elas se encontram naquele momento. Por isso vemos com frequência essas pessoas estabelecerem objetivos tacanhos, pequenos, medíocres e muitas vezes insignificantes. Afinal, elas dizem: “Se eu estabelecer um objetivo muito ousado, vai demorar muito tempo para realizá-lo, ou talvez ele nunca aconteça”. Essa afirmação parece ser verdade, mas, na prática, não é. Humanamente falando, *_a única coisa que nos separa de nossos objetivos é a nossa capacidade de agir. A qualidade de nossas ações e a somatória delas são os fatores que determinarão quanto tempo levaremos para realizar uma meta._* Não importa se seu objetivo é ousado ou muito fácil de conquistar. Vejo constantemente pessoas que demoram uma eternidade para realizar um objetivo simples e pequeno e tenho visto outras pessoas que, em tempo recorde, realizam o extraordinário. O que vai realmente importar é o que de fato você fará para
conquistar seu objetivo, ou seja, a quantidade e a qualidade das ações implantadas.

Vamos ao exemplo de dois jovens vendedores em uma empresa atacadista que decidem estabelecer suas metas pessoais. O primeiro decide comprar um carro popular de mil cilindradas. O segundo estabelece a meta de comprar uma Mercedes zero-quilômetro.

*O primeiro vendedor* usa a *_lógica cartesiana tradicional_* e começa a fazer contas do tipo: poupando 200 reais por mês, precisarei de sessenta meses ou cinco anos para juntar 12 mil reais, e assim poderei dar a entrada no meu carro popular e restarão 18 mil reais, que poderei dividir em 72 prestações mensais de aproximadamente 250 reais. Resumindo: o primeiro vendedor precisará de cinco anos para dar a entrada no seu carro popular e mais seis anos para quitar o automóvel, totalizando 11 anos. Esse vendedor de pensamento lógico e cartesiano estabeleceu apenas uma ação para cumprir sua meta: pagar pequenas e quase infinitas prestações.

*o segundo vendedor* teve o seguinte raciocínio: primeiro vou me dedicar e trabalhar de maneira ultrafocada para bater todas as metas e ganhar todos os prêmios das campanhas de vendas. E também vou fazer dois cursos de vendas e gerência de vendas e estudar os manuais dos produtos que vendemos para ter mais conhecimento sobre eles e mais argumentos na hora da venda. Essa primeira etapa levará quatro meses e dobrará meus rendimentos atuais. Com isso, espero ser promovido a coordenador de equipe comercial com uma retirada mensal duas vezes maior que meu salário atual. O segundo passo será entrar em uma faculdade tecnológica e me formar em dois anos. E assim que tiver completado minha graduação entrarei em uma pós-graduação em gestão comercial. Essa etapa levará dois anos e então me candidatarei a gerente comercial da nova unidade da empresa que está sendo construída na cidade vizinha. Nesse momento, já estarei ganhando entre salário fixo e comissão aproximadamente quatro a seis vezes mais do que o valor original. Meu próximo passo será propor à diretoria que eu monte uma equipe de telemarketing terceirizada para atender às pequenas vendas da empresa, aquelas que não compensam mandar vendedor em rota. Afinal, esse é hoje o grande gargalo da empresa. Com isso, poderei montar uma equipe para fazer televendas em quatro estados e isso poupará muito dinheiro para a empresa em termos de custos de vendas, rota, combustível, automóvel etc. Atendendo à carteira de pequenos clientes, o estimado total de vendas é de 4 milhões de reais por mês. E, se a comissão da minha empresa de telemarketing for de 7%, seu faturamento será de 280 mil reais e terá um lucro líquido de aproximadamente 80 mil reais por mês, conforme os cálculos do consultor do Sebrae que me orientou. Já no quarto mês, depois de fazer os cursos de vendas, estudar os manuais dos produtos e me dispor a pagar o preço de estar superfocado em vender, comprarei meu carro, que dessa vez será um carro popular. Ao ser promovido a coordenador comercial no sexto mês e mais que dobrar meu salário e minhas comissões, poderia comprar um carro melhor, mas não farei isso.

Vou guardar e aplicar o dinheiro para montar no futuro a minha empresa de telemarketing. Depois de me formar e cursando uma pós-graduação em gestão comercial, serei promovido a gerente-geral da nova unidade, que está em construção, e novamente dobrarei meu salário. Mais uma vez poderia comprar um carro melhor, mas não farei isso. A última etapa para comprar minha Mercedes será conquistar uma parceria com a empresa em que hoje sou vendedor. Assim me tornarei dono da minha própria empresa e comprarei meu carro dos sonhos.

Quando observamos os dois vendedores, vemos que suas ações são determinadas por suas decisões. Estas, porém, são determinadas pelo tamanho dos seus sonhos. (Vimos a metáfora do pescador e sua frigideira e como é determinante na vida e nas escolhas.) O primeiro vendedor sonhava com um carro popular, já o segundo sonhava com uma Mercedes.

O primeiro se contentou em ter apenas um tipo de ação, que se resumia em uma pequena e medíocre poupança, que jamais o desafiaria a ser melhor. Já o segundo, olhando para sua *meta ousada e desafiadora, optou por várias ações que o tirariam completamente da zona de conforto.*

Qual é seu objetivo? Está certo sobre ele? É isso mesmo? Excelente!

Então, agora você precisa andar (agir), e na direção certa (com ações efetivas). Quanto mais depressa eu andar e de maneira mais direcionada ao meu objetivo, mais rápido eu o atingirei. *_Não importa se meu objetivo é ganhar 1 milhão de reais e eu não tenho nenhum real hoje. Não importa se você pesa 120 quilos e quer pesar 70: o que importa é se você está indo na direção certa, com os comportamentos certos, e se vai na melhor velocidade possível._* Conheço pessoas que começaram a ganhar dinheiro muito tempo depois de outras, e no espaço de três, cinco, seis anos já se tornaram milionárias, enquanto as pessoas que tinham começado dez ou quinze anos antes a sua jornada financeira não conseguiram atingir o mesmo resultado. Muitas pessoas estão falando em sucesso, mas são poucas as que de fato estão agindo.

Em 2014, corri a minha primeira meia maratona do Rio de Janeiro.

Depois de completar a prova com prazer e bem-estar físico, eu disse ao meu amigo e treinador: “Edge, não foi difícil como eu pensava que seria.
Na verdade foi fácil!”. E ele respondeu: *_“Completar os 21 quilômetros de uma meia maratona é fácil, o difícil é se preparar para ela”._* Aquilo ficou ecoando na minha cabeça e me deu muita clareza sobre o caminho do sucesso.

O difícil é agir na direção certa, como acordar cedo para os treinos, fazer musculação e alongamento. O difícil mesmo é treinar fazendo os tiros de velocidade e subir as ladeiras correndo. O duro é acordar todos os sábados às 5 horas da manhã e correr em média 15 quilômetros. Na verdade, o difícil é me preparar por meio de ações massivas e consistentes. Pois o sucesso em si é apenas consequência das minhas ações.

*_Na verdade, o difícil é me preparar por meio de ações massivas e consistentes. Pois o sucesso é apenas consequência das minhas ações._*
(Paulo Vieira)

Se o meu objetivo era fazer 21 quilômetros na maratona, para conquistá-lo eu precisava agir com ações massivas de preparação. Então, corri todas as terças e quintas-feiras e no sábado o treino era dobrado.

Entretanto, não era apenas cumprir os dias de treinamento. A questão também é: eu fiz o treinamento adequado? Eu me empenhei? Fui até o meu limite? Segui a orientação do meu treinador ou coach? Dei o meu melhor? Eu me alimentei de acordo com o que havia sido combinado, seguindo meu cardápio para criar massa magra, musculatura, resistência nas articulações? Completar uma corrida de 21 quilômetros pode ser algo muito fácil ou algo desastroso. Isso depende das suas ações. O fato é que qualquer um pode. Tanto que vi pessoas com 70 e até mais de 80 anos completarem a prova.

A minha pergunta é: você está agindo na direção de seus objetivos e com ações consistentes? Essa é a pergunta essencial para você alcançar seus objetivos.
Reflita sobre estas afirmações:

Ganhar dinheiro é fácil. O difícil é aprender e fazer o certo para isso.
Ter sucesso é fácil. O difícil é se preparar para ele.
Ter um corpo escultural e saudável é fácil. O difícil é abdicar dos prazeres.
Ter filhos felizes e prósperos é fácil. O difícil é aprender e se dispor a educá-los da maneira certa.

Vou lhe contar um caso que aconteceu comigo. Em 2008, eu estava na cama à noite lendo, e minha esposa estava atualizando nossas planilhas financeiras. E com certa decepção ela disse que naquele ano nós não bateríamos nossa meta de aplicação financeira. E eu lhe perguntei: “Por que não vamos conseguir?”. Ela respondeu que o ano estava acabando, já estávamos em setembro e não teríamos tempo suficiente para atingir nossas metas. Naquele momento eu disse em tom de brincadeira, mas também de discordância: “Mulher de pouca fé, o ano nem começou, pois ainda temos setembro, outubro, novembro e dezembro. E nesse período dá para fazer muita coisa e ganhar muito dinheiro! Se dá para fazer coisas grandiosas em um dia, imagine em quatro meses. Nós vamos, sim, bater nossa meta em termos de poupança e aplicação financeira”. E, olhando descrente para mim, ela disse: “Está bom, amor”.

No dia seguinte, nós ganhamos um carro no sorteio de dia dos pais de um grande shopping center, foi um Honda Accord no valor de 120 mil reais.

Logo depois fechamos grandes negócios, abrimos uma nova área da empresa, investimos fortemente no setor de educação a distância com uma tremenda plataforma de ensino a distância e ainda iniciamos um congresso de coaching nos Estados Unidos. E tudo isso aconteceu em quatro meses.

Quem está de fora procurando uma historinha para justificar seu insucesso poderia dizer que meu sucesso se deu pelo acaso ou porque sou uma pessoa de sorte. Veja bem, que não nos tornamos a maior instituição de coaching da América Latina por sorte. A verdade é que agimos com precisão, eficácia e diligência. Atribuir à sorte o crescimento do CIS® seria como negar que em 2008 eu já tinha mais de cinco mil horas de sessões de coaching. Seria negar que a cada ano a Febracis faz uma verdadeira revolução no contexto de inovações e gestão.

Acredito que quanto mais trabalho com dedicação, quanto mais aprendo e mais inovo, mais sorte eu tenho.

Vou contar uma parábola que certamente você já ouviu, mas que se adapta perfeitamente ao tema que abordo aqui. E explica até o porquê da minha sorte.

Porque é assim como um homem que, ausentando-se do seu país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro deu dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem.

O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociá-los, e ganhou outros cinco; da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

Ora, depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou, e prestou contas
com eles.

Então, o que recebera cinco talentos apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: “Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei”.
Disse-lhe o seu senhor: “Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”.
Chegando também o que recebera dois talentos; disse: “Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei”.
Disse-lhe o seu senhor: “Muito bem, servo bom e fiel; sobre pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do seu senhor”.
Chegando por fim o que recebera um talento, disse: “Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui, tens o que é teu”.
Ao que lhe respondeu o seu Senhor: “Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei?
“Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo, eu teria recebido com juros.
“Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos.
“Porque a todo o que tem, lhe será acrescentado em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
E lancei o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.”
Essa passagem é chamada parábola dos talentos e está na Bíblia no livro de Mateus, no capítulo 25.

E você, o que tem feito com seus dons e talentos? Tem agido e aproveitado? Ou tem ficado estático, inerte e acomodado? E suas ações e seus comportamentos são cheios de dedicação e esforço? Ou você age de qualquer maneira sem se preocupar com a qualidade ou o resultado? Sei que não foi uma coincidência eu e minha esposa termos ganhado o carro no sorteio. Foi apenas Deus recompensando aos seus servos dedicados,
responsáveis e diligentes. Ele nos entregou tamanha dádiva, pois sabia que nós não enterraríamos o presente, pelo contrário, nós o usaríamos para produzir ainda mais impacto e mudança na vida de muitas e muitas pessoas.

Não tenha medo de estar acima do peso ou sem dinheiro. Você precisa ter um medo na sua vida: o medo de não estar agindo na direção certa e na maior velocidade possível.

“Paulo, eu posso emagrecer?” Pode. E quanto eu posso emagrecer? Não sei, você pode se alimentar bem, mas não na intensidade necessária. Você pode perder 35 quilos ou 350 gramas. Você pode perder 50 gramas por dia e pode também perder 200 gramas por dia, e com saúde.

Amigo, pague o preço, aja na direção certa e vá na maior velocidade possível: casamento, filhos, trabalho, dinheiro… Nós estamos falando de ação. Só tem poder quem age. Se você está obeso então planeje e calcule como vai fazer para perder 150 gramas por dia, quanto vai perder em um mês, quanto você vai perder em seis meses.

E quando acabar o planejamento simplesmente aja.
“Paulo, mas eu não sei como!” Então saia da zona de conforto, pague o preço, vá buscar um ótimo nutricionista, compre os melhores livros de nutrição e de emagrecimento, e em três ou seis meses você terá o corpo dos seus sonhos, a saúde dos seus sonhos.

“Paulo, eu queria tanto ter 1 milhão de reais…” Pague o preço, vá atrás de orientação, dos melhores cursos sobre finanças e reprogramação de crenças financeiras, e esse material vai ensiná-lo a andar na melhor velocidade possível e na direção certa.

Depois de tudo o que falei, não acredite que é só agir para ter sucesso.
Por mais de 13 anos eu agi consistentemente, porém sem sabedoria e sem conhecimento. Durante 13 anos da minha vida tive muito poucos fins de semana e muito pouco descanso. Trabalhei desesperadamente de 12 a 14 horas por dia e não conquistei absolutamente nada além de uma manutenção precária da minha vida. Eu me desgastei e até adoeci pela combinação de trabalho intenso e falta de descanso. Então, não acredite que sucesso é só acordar cedo e trabalhar duro. Tenho visto muitas pessoas enganadas por essa meia verdade. É necessário trabalhar com dedicação e empenho, porém, se as ações não forem sábias e efetivas, você se mexerá muito e não sairá do lugar.

Onde estão as informações e os saberes para levar você a cada ação e ao comportamento para guiá-lo na direção certa? Busque essas informações! Por que agir certo aqui e depois agir errado ali? Por que não acertar muito mais do que você tem errado? Se você precisa de conhecimento, pague o preço pelo conhecimento. Vá atrás desse conhecimento, e ele fará você andar na direção certa. Busque atitude emocional para que você não só siga na direção certa mas também ande depressa, com a atitude certa, sem perder tempo, focado, sem dispersão e distração. Posso garantir: vale a pena.

Uma vez que tem poder quem age e mais poder quem age certo, pense nas cinco primeiras ações que mudarão drasticamente sua vida para melhor e escreva-as nas linhas a seguir.

1ª __________
2ª __________
3ª __________
4ª __________
5ª __________

Para que suas ações sejam acertadas, contextualizadas, direcionadas, complementares e sequenciais, peço que as tome seguindo o padrão de um plano de ação convencional usado por muitas empresas, chamado plano de ação modelo 5W 2H.

O que agir/fazer (What)
Por que agir/fazer (Why)
Onde agir/fazer (Where)
Quando agir/fazer (When)
Quem agirá/fará (Who)
Como agirá/fará (How)
Quanto custará (How much)

Neste endereço eletrônico você poderá baixar essa ferramenta com mais explicações:


Custo Brasil: Todos os gastos e características internos que oneram a produção e os investimentos feitos no país, tais como más condições das estradas, corrupção, tributação, energia etc.

*CAPÍTULO III - AUTORRESPONSABILIZE-SE*

*Até amanhã...*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhe 4 Horas por Semana - Timothy Ferriss - 01.02.2017 - Quarta

Trabalhe 4 Horas por Semana - Timothy Ferriss - 29.01.2017 - Domingo

Trabalhe 4 Horas por Semana - Timothy Ferriss - 04.02.2017 - Sábado